Marcha Franciscana

Marcha Franciscana 2018
Tema: Juventude – Fé – Vocação
Lema: “Jovens: Peregrinos em busca do rosto de Deus”

Caro irmão e irmã,
Paz e Bem!

Com muita alegria, nós Frades da Província Franciscana de Nossa Senhora da Assunção MA/PI, através do SAV e Benfeitores das Vocações Franciscanas queremos convidar você a vir juntar-se a nós para a terceira MARCHA FRANCISCANA de Bacabal a Lago dos Rodrigues, que tem como objetivo: SEGUIR como PEREGRINOS e FORASTEIROS nas estradas da vida neste mundo, motivados pelo chamado de Deus, caminhar, rezar, conscientizar-se a respeito da nossa vocação, estabelecendo um relacionamento fraterno entre os peregrinos e os irmãos das comunidades acolhedoras e a natureza; celebrar a vida em suas diversas expressões e entoar um louvor de gratidão a Deus.

A Marcha Franciscana é um momento de evangelização na experiência de oração, simplicidade, penitência, do encontro e convivência fraterna. Possui caráter de missão onde na PAZ e BEM queremos promover e sinalizar um mundo de Irmãos, anunciando o evangelho com palavras e atos, no espírito de serviço, para que as pessoas optem livremente por Cristo.

Consideramos a Marcha Franciscana, um privilegiado momento espiritual, extremamente necessário para quem quer, de corpo e alma, crescer na fé, nos valores franciscanos e se deixar tocar pela graça do Senhor. Talvez a primeira das trilhas de peregrinação, seja a de Abraão, que se tornou um marco para diversas culturas. Sabemos que se trata de uma peregrinação porque ele ouve um Chamado. Não dá endereço, só chamado, por isso é que Abraão é um caminheiro. O criador lhe diz para ir à terra que lhe mostrará. Há um Caminho, mais ele não é o meio para chegar a uma terra prometida. Ele é o fim.

Não se trata de uma trajetória para um lugar, mais sim de um caminho para si. São Francisco fez esse caminho na sua vida de conversão, muitos santos franciscanos também o fizeram e atualmente em Assis na cidade da Paz, muitas pessoas e grupos se dirigem para lá para fazer esse caminho vocacional e de penitencia, a partir desta inspiração e propósito queremos realizar a nossa marcha.

A Peregrinação não quer ser em nenhum momento:
– Ocasião para dispersão, folia ou lazer.
Quer ser antes de tudo:
– Celebração, Caminhada, Reflexão, Partilha, Meditação silenciosa;
– Alegria, Sonho, Desafio, Bom propósito, Superação…
É indispensável que você venha com a intenção de se ajustar aos objetivos e com espírito de peregrino e caminheiro. Portanto o nosso ‘Único Necessário’ será: “MEU DEUS E MEU TUDO”
– E consequentemente: Fé, Disposição, Saúde, Preparo Físico, Alegria, Espírito de Renúncia, Sacrifício, Participação, Compromisso, Fraternidade, Solidariedade e Partilha…
Do ponto de vista prático, fazemos algumas observações importantes:
– A Marcha acontecerá de 26 a 29 de julho, começando quinta-feira as 15:30h com a missa de envio no CEFRAM, em seguida com orientações e aquecimento físico, seguindo depois para os 76km de caminhada até a comunidade/igreja e santuário de São Francisco de Assis de Lago dos Rodrigues, o ponto de chegada, com horário previsto para as 8:00h de Domingo dia do Senhor, encerrando com a santa missa.
– Portanto são quatro dias: de quinta a domingo.
– Sendo que o retorno para Bacabal será garantido por ônibus que estará à disposição.
– A caminhada sempre será na alvorada do dia, primeira parte da manhã, segunda parte da tarde e noitinha, segunda parte da noite e nunca durante o sol quente.
– Haverá paradas para refeição, repouso, atividade física, dinâmicas, mística e encontro com a comunidade acolhedora.
– As paradas acontecerão nas comunidades que estarão preparadas para acolher os peregrinos.
– A idade prevista para participar é de 15 a 60 anos ou de acordo com a saúde física.
– O número de vagas será bastante limitado, no máximo 200 pessoas, não mais que isso, para efeito de organização e segurança.
– Em vista disso você deve começar logo a se planejar e se organizar fazendo a sua inscrição o quanto antes possível nas paróquias da província até o dia 30 de junho.
– No ato da inscrição, pedimos uma colaboração de 150,00 reais para custear as despesas da marcha, esse valor lhe dará direito ao um kit Marcha (camiseta, mochila, boné e caneca).
– Desde de já aconselhamos, começar a se preparar fisicamente com caminhadas e atividades físicas para entrar em forma.
– Evitar levar muitas coisas, apenas um colchonete e uma mochila com roupas leves e apropriadas, para três dias, objetos de uso pessoal e um bom par de tênis;
– Levar lençol;
– Levar uma lanterna para sinalização na estrada a noite;
– Caso esteja tomando algum medicamento não esquecer de levar.

Fundamentação Bíblica:
– Jr 1,4-10 Chamado desde o ventre materno.
– Is 9,1-6 Caminhando se abrem caminhos de Luz.
– Ex. 40,36-38
– Sb 18,3
– Is 52,7-9 Como são belos os pés do mensageiro da paz.
– Lc 9,1-6;24-25;57-62

Reunindo Jesus os doze apóstolos, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para curar enfermidades. 2 Enviou-os a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3 Disse-lhes: Não leveis coisa alguma para o caminho, nem bordão, nem mochila, nem pão, nem dinheiro, nem tenhais duas túnicas. 6 Partiram, pois, e percorriam as aldeias, pregando o Evangelho e fazendo curas por toda parte. 24 Porque, quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem sacrificar a sua vida por amor de mim, salvá-la-á. 57 Enquanto caminhavam, um homem lhe disse: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que vás. 58 Jesus replicou-lhe: As raposas têm covas e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. 59 A outro disse: Segue-me. Mas ele pediu: Senhor, permite-me ir primeiro enterrar meu pai. 60 Mas Jesus disse-lhe: Deixa que os mortos enterrem seus mortos; tu, porém, vai e anuncia o Reino de Deus. 61 Um outro ainda lhe falou: Senhor, seguir-te-ei, mas permite primeiro que me despeça dos que estão em casa. 62 Mas Jesus disse-lhe: Aquele que põe a mão no arado e olha para trás, não é apto para o Reino de Deus.
– Lc 24,13-35 O Ressuscitado caminha conosco e faz-nos arder o coração.
– Mc 10,45 Eu vim para servir.

Fundamentação Franciscana:
– Test 1-3; 14-15 Chamado e Vocação de Francisco de Assis.
– 1Cel 23 Anunciar, testemunhar e servir com Paz e Bem.


INSCRIÇÕES ENCERRADAS!


Conheça o trajeto da Marcha!